quinta-feira, 24 de outubro de 2013

II CONGRESSO INTERNACIONAL KARL MARX

Começou nesta quinta-feira (24), no anfiteatro 1 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o 2º Congresso Internacional Karl Marx. Ao todo, serão 80 comunicações durante três dias, neste evento organizado pelo Instituto de História Contemporânea da FCSH, pela Cultra – Cooperativa Culturas do Trabalho e Socialismo, pelo coletivo Unipop e que conta com o apoio da rede Transform, a organização para a cultura dos partidos da Esquerda Europeia. A Carta Maior estará acompanhando os debates do Congresso com a correspondente Cristina Portella, direto de Lisboa.

“O fato de ser o 2º Congresso Internacional demonstra a vitalidade que o estudo do marxismo mantém e retoma, num momento de intensa crise internacional do capitalismo em que é necessário pensar as formas de luta daqueles que lutam no campo do socialismo”, disse ao portal Esquerda.net o historiador Fernando Rosas, que sublinhou a forma aberta e plural como irão decorrer os debates, “juntando várias correntes de opinião que têm em comum o lema de Marx: 'Os filósofos limitaram-se até agora a analisar o mundo, mas o que é preciso é transformá-lo”.

Também, por isso, explicou Fernando Rosas, foi preciso fazer uma adaptação nos horários do último dia, que foram “apertados” para que o Congresso termine pontualmente às 15 horas, para permitir que os seus participantes se integrem na manifestação contra o atual governo português e a troika, convocada pelo movimento Que se Lixe a Troika. Veja aqui a programação completa do congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário