quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: desafios da aprendizagem e do ensino.

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http://www.forproli.com.br/cifle/
A Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o apoio acadêmico e logístico das Faculdades de Letras, em parceria com o Consulado Geral da França e a Universidade de Lyon promovem o "I° Colóquio Internacional de Formação de professores de línguas estrangeiras: desafios da aprendizagem e do ensino".
Articulando a formação continuada dos professores de língua estrangeira a um evento festivo mundialmente conhecido e celebrado, a « Semana da Francofonia », este evento tem o objetivo de fomentar o diálogo intercultural sobre as questões relacionadas à formação inicial e continuada dos professores de língua estrangeira, estabelecendo um intercâmbio entre estudantes, professores e pesquisadores que atuam nesta área. Reforçamos, portanto, que não se trata de um colóquio exclusivamente direcionado aos estudantes, professores e pesquisadores de francês como língua estrangeira, mas também aos de outros idiomas.
Esse espaço dialógico buscará promover a comunicação entre áreas tradicionalmente separadas em setores responsáveis pelos estudos das diferentes línguas e das diferentes literaturas estrangeiras. Junto a isso, a maior contribuição que este colóquio almeja oferecer é a ampliação do escopo de pesquisa, reflexão e debate acerca da formação inicial e continuada de professores de línguas, visto que a maioria dos eventos na área tende a focalizar aspectos específicos da linguagem em discussões que não dialogam com os espaços de formação e atuação docente.
A coordenação e organização deste colóquio será feita pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa e Extensão em Formação de Professores de Línguas – FORPROLI – que visa o desenvolvimento de estudos sobre a formação de professores de línguas e literaturas e ensino/aprendizagem destas, no intuito de melhor compreender este campo de atuação profissional, apontando possíveis perspectivas de trabalho num diálogo com os saberes da prática docente.

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