terça-feira, 30 de julho de 2013

CURSOS ONLINE:Comunicação Inttercultural

Divulgo aqui dois cursos on-line do Prof. Dr. José Paulo de Araújo (veja aqui o Lattes) divulgados pela ALAB que já estão disponíveis no site Avatares Antenados. São cursos de curta duração com foco na construção de conceitos sobre os temas em destaque. Os cursos são descritos abaixo,e os títulos são hiperlinks para o site, onde se podem encontrar informações mais detalhadas.

Comunicação Intercultural

No mundo globalizado, pessoas de diferentes culturas estão em contato seja porque viajam em férias, a trabalho ou estudo. Esse contato evidencia as diferenças entre as culturas, diferenças que podem trazer consequências desagradáveis para quem ignora as crenças e atitudes que moldam o comportamento alheio. Será por conta dessas crenças e atitudes que os alemães e japoneses são considerados trabalhadores dedicados? Por que os italianos e os brasileiros  são tão apegados às suas famílias  enquanto os americanos são mais independentes? De onde vem o tal jeitinho brasileiro? O que isso tudo tem a ver com cultura, afinal? Ao concluir este curso, você saberá as respostas.
Ênfase: Assimilação de conceitos (Conhecer).
Objetivo: Ao concluir este curso, você será capaz de:
·  entender o conceito de cultura e sua influência na comunicação;
· identificar as diferentes crenças e atitudes que influenciam o comportamentos das culturas;
·  reconhecer e evitar os riscos de gafe nos contatos interculturais.
Duração: 2,5 horas a 3 horas de estudo
Autor: Prof. Dr. José Paulo de Araújo
 
Os usuários da Internet e das tecnologias de comunicação móvel no Brasil são predominantemente  jovens, na faixa entre 18 e 34 anos de idade. Esses jovens passam mais de 27 horas on-line por mês, seja jogando, publicando vídeos no YouTube ou relacionando-se com seus amigos em plataformas sociais como o Facebook e o Twitter. Seriam esses jovens alienados? Estariam eles à busca apenas de diversão? Quem são esses jovens? O que os distingue de seus pais e avós? Este curso ajudará você a responder essas e outras perguntas.
Ênfase: Assimilação de conceitos (Conhecer).
Objetivo: Ao concluir este curso, você será capaz de:
·   identificar a autoria do conceito Geração Net;
· identificar as origens históricas do coletivo social e cultural representado por esse conceito;
· reconhecer as características comportamentais desse coletivo social.
Duração: 2,5 horas a 3 horas de estudo
Autor: Prof. Dr. José Paulo de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário