segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LETRAS.

Esta semana fui convidado a uma escola pública para falar sobre o curso de letras com graduação em lingua inglesa e decidi postar aqui as minhas idéias em relação ao profissional de letras. Deixem sua opinião também.
Em linhas gerais, podemos dizer que o curso de graduação em letras de língua portuguesa e/ou e língua estrangeira têm como meta formar professores para o ensino do ensino básico regular, bem como pesquisadores, com capacidade de reflexão crítica e de pesquisa, sobre temas relativos aos conhecimentos lingüísticos, literários e culturais. Também visa ao desenvolvimento de habilidades que possibilitam atuação docente, em outras áreas que demandem conhecimento qualificado em tradução, interpretação, revisão de textos, assessoria cultural, comunicação impressa ou oral, crítica textual, entre outras atividades. O Curso de Letras busca formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar criticamente com a diversidade linguística e os fenômenos da linguagem de forma geral.

ALGUNS MITOS EM TORNO DO PROFESSOR DE LINGUA MATERNA E/OU LINGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL.
• Professor de gramática.
• Um dicionário ambulante ou um "guru" que está ali pra ser consultado. Infelizmente esses até escrevem livros e são os mais populares e perpetuam uma maneira um tanto equivocada d se entender a lingua.São os "iluminados".
• Seu trabalho é de monitorar e corrigir a linguagem oral e escrita.
• Deve saber tudo sobre língua e literatura e ter esse conhecimento na ponta da língua.
• Só sabe dar aula de gramática e não sabe falar bem a língua estrangeira.
• Só sabe dar aula de gramática e sabe falar bem a língua estrangeira.
• O professor bom é aquele que fala igual a um “nativo” (inglês americano ou britânico).

Esse mitos estão relacionados também com uma idéia equivocada sobre o conhecimento. É o famoso “saber enciclopédico” que ainda resiste por uma série de fatores, inclusive institucionais que nos levariam a ter que repensar a maneira como entendemos o processo de ensino e aprendizagem.

ALGUMAS PREMISSAS DO PROFESSOR DE LINGUA.

• Ser um estudioso dos fenômenos da linguagem.
• Observar a diversidade linguística e as variantes da língua em estudo.
• Fazer uso de uma abordagem de ensino que leve em consideração o contexto em que seus aprendizes estão inseridos.
• Abordar o estudo de língua como parte integrante de uma formação crítica acerca das questões políticas e sócio-culturais implícitas no status que as línguas estrangeiras possuem em nosso cotidiano.
• Contribuir com suas idéias para um pensamento mais amplo e participativo na busca por uma formação cidadã.

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