quinta-feira, 14 de outubro de 2010

TWIT OR TWEET?

Pode até parecer estranho mas só recentemente prestei atenção para a palavra TWITTER e sua ortografia. Talvez por não ser usuário do site (o que não justificaria), eu sempre pensei que a escrita fosse TWEETER. Apesar da proximidade de significado, o site TWITTER se refere ao som agudo produzido por pássaros e o segundo, TWEETER, está geralmente relacionado a equipamentos sonoros e eletrônicos (em português TUÍTA).No caso de Twit, a palavra ganha em inglês variados contextos de uso e significados:
Quando usado como adjetivo pode significar foolish person, ou seja alguém tido como um bobo ou idiota.
Como um verbo pode significar tease someone ou seja provocar alguém.
No caso do site se refere ao fato de as mensagens serem curtas e em grande quantidade com uma frequencia quase que simultanea como se todos estivessem "piando" como passarinhos; nesse caso "twitando" e o que em inglês seria TWITTERING.
See you guys!

3 comentários:

  1. Ahhhhh Professor. Adorei essa postagem. Era uma dúvida que eu tinha. Eu sou usuária do twitter, porém não sabia o seu real significado. Muito interessante. Gostei.
    See youu! :D
    ;*

    ResponderExcluir
  2. Oi professor muito legal mesmo essa postagem. Sempre me perguntei o por que de twitter. Mas eu tenho uma outra dúvida. Sim o site chama Twitter, mas as mensagens trocadas são chamadas de Tweet (com dois "e"s) e não twit. Por que essa troca do "i" pelos "e"s?

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula,
    Bem, a palavra Twitter se refere aos usuários (tuíteiro, tradução minha) e a palavra Tweet se refere ao ato de escrever no site (tuítar, piar).
    Have a nice tweeeeeeet twitter!

    ResponderExcluir