quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A palavra BULLYING e o seu efeito.

Acredito que devemos ter cautela com o uso indiscriminado da palavra bullying, pois ela pode em alguns casos suavizar a gravidade de um crime. Em noticia publicada nesta quarta feira no jornal A Folha de São Paulo(segue o link)http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/820901-alunos-universitarios-agridem-colegas-da-unesp-em-rodeio-de-gordas.shtml, um crime gravíssimo de agressão e humilhação foi cometido por verdadeiros facínoras, verdadeiros criminosos que não deveriam estar frequentando uma faculdade e sim presos em uma cadeia.
A noticia me deixou também mais indignado devido ao fato de muitos orgãos da imprensa ao classificar este crime com a palavra bullying trazem para o crime um efeito suavizador. Faz parecer que não foi tão grave assim. As palavras estrangeiras em nosso cotidiano não tem o mesmo efeito de sentido que uma palavra em lingua materna. Tem se então um tom neutralizador no efeito através de uma palavra que por mais que seja entendida por muitos, jamais vai ter o mesmo efeito que uma palavra em português. O crime ocorrido na faculdade estadual paulista está previsto em leis penais:forçar alguém a fazer alguma coisa – por exemplo, participar de uma ‘brincadeira’ como a descrita na noticia – é crime: constrangimento ilegal e está previsto no artigo 146 do Código Penal, que diz que é crime “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda”.
Em outras palavras, um crime gravissimo dessa natureza ocorre, e só porque aconteceu em uma instituição de ensino se reduz o seu efeito com o uso da palavra BULLYING que ao meu ver faz parecer que a situação não foi tão grave assim. Um dos criminosos chegou a declarar "foi só uma brincadeira". Crime é crime. Bullying fica parecendo brincadeira de mau gosto, e não foi isso o que ocorreu. Bullying parece mais com nome de remédio ou doença; soa mais como uma palavra técnica de uma área da psicologia, ou seja, não causa em nós o efeito que deveria principalmente num caso como este noticiado.O grupo foi recebido pelo vice-diretor da Faculdade de Ciências e Letras, do Campus de Assis, Ivan Esperança. ‘Vamos ouvir os envolvidos e estudar as medidas disciplinares, mas não queremos estabelecer um processo inquisitório’, disse ele à Folha”. Medidas disciplinares? Eles deveriam no mínimo ser expulsos da instituição para não perpetuarem ainda mais a impunidade em nosso país. Me perdoem toda a indignação, mas não dá pra ficar calmo diante de tanta violência e injustiça.

ACESSEM A NOTICIA E DEIXEM AQUI SUA OPINIÃO.

2 comentários:

  1. O uso deste termo é completamente desnecessário aqui no Brasil, estas atitudes tem outro nome que todos os brasileiros conhecem, e conhecem muito bem, se chama descriminação !
    Só resta perguntar se a lei que pune essa atitude está funcionando. Será?

    ResponderExcluir
  2. Ao ver situações como essa só consigo pensar que mesmo uma expressão em Inglês é absorvida para justificar atitudes que só podem ser encorajadas pela sensação de impunidade que existe em nosso país.Se é "bullying" ou "mensalão" o fato é que no fim dos processos os agressores ou corruptos (políticos), na maioria esmagadora das vezes, tem suas penas atenuadas ou mesmo nem há penalidades para tais criminosos.

    ResponderExcluir