quarta-feira, 27 de abril de 2011

What's language after all? Afinal, o que é a linguagem?

No filme Waking life(2001) há um trecho em que acontece uma discussão sobre o que vem ser a língua e as palavras. Sugiro que assistam ao filme pois além dessas questões, há muitos outros tópicos interessantes abordados no filme. Segue abaixo um trecho.

Texto extraído do filme Waking Life (2001).
A criação vem da imperfeição. Parece ter vindo de um anseio e de uma frustração. É daí que eu acho que veio a linguagem. Quero dizer, veio do nosso desejo de transcender o nosso isolamento e de estabelecer ligações uns com os outros.
Devia ser fácil quando era só uma questão de mera sobrevivência. Por exemplo: “água”. Criamos um som pra isso. Ou “tigre atrás de você”. Também criamos um som pra isso. Mas tudo fica realmente interessante, eu acho , é quando usamos esse mesmo sistema de símbolos para comunicar tudo de abstrato e intangível que vivenciamos. O que é “frustração”? Ou o que é “raiva” ou “amor”?
Quando eu digo “amor” o som sai da minha boca e atinge o ouvido de outra pessoa, viaja através de um canal labiríntico em seu cérebro através das memórias de amor ou da falta de amor. E o outro diz que compreende, mas como sei disso realmente? As palavras são inertes. São apenas símbolos. Estão mortas! Sabe?
Muito da nossa experiência é intangível. Muito do que nós percebemos não pode ser expresso, é indizível. E, ainda assim, quando nos comunicamos uns com os outros e sentimos ter feito uma ligação e de termos sido compreendidos, acho que temos uma sensação quase como uma comunhão espiritual. Essa pode ser transitória, mas é para isso que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário