segunda-feira, 25 de junho de 2012

Daqui um time mais inglês procês! Charlatões à vista.


O site Inglês Fluente Online (cilque acima mas cuidado pra não se deixar seduzir) da chamada Universidade do Inglês oferece um curso de inglês com duração de oito (08) semanas. A proposta apresentada pelo senhor Jober Chaves de Azevedo que se identifica com um cognome de "Indiana Jober Jones"* (postura que denuncia fata de profissionalismo) promete aos seus alunos a fluência em língua inglesa num curto espaço de tempo. 

A proposta encontra-se inserida na modalidade EAD (Ensino a Distância), o estudante após sua inscrição receberá um material didático via e-mail que corresponde a um material escrito para leitura e áudios em mp3 contendo as aulas. A proposta de aprendizagem anunciada faz referência ao trabalho autoral de Gorgon Dryden e Jeanette Vos do livro Revolucionando o Aprendizado disponível em português em http://www.4shared.com/office/nzt70MXC/revolucionando_o_aprendizado__.html que tem como base, entre outros pesquisadores,o norte-americano Howard Gardner e a teoria da inteligências múltiplas. Apesar de anunciar uma linha de pensamento epistemológico que comungaria com práticas de ensino socio-construtivistas e trabalharia a autonomia de seus alunos, o curso na prática se detém ao modelo behaviorista de abordagem com exercícios que refletem o audiolingualismo com a prática de repetição e a busca de uma pronúncia native-like que idealiza o falante de língua como aquele que conseguiu apagar qualquer traço de sotaque de sua língua materna. De fato, essa visão de aprendizagem ainda ganha respaldo em contextos ILE (Inglês como Língua Estrangeira) até hoje em empresas que se dizem escolas onde os sujeitos responsáveis pelo ensino carecem de formação e qualificação  adequada para o trabalho que desempenham. Com relação a língua estrangeira de modo geral, ainda se sustenta a ideia, até hoje, de que se você sabe falar uma língua você já pode ensinar formalmente. Isso mantém a opinião pública cativa de uma visão equivocada de aprendizagem e abre espaço para pessoas sem qualificação na área (e muitas vezes sem planos de se qualificar, pois enxergam a atividade como um "bico") atuarem como profissionais de língua.
A partir do embasamento teórico inspirado pelo livro supracitado, do qual o senhor Jober Chaves de Azevedo se diz pioneiro por ter trazido a obra para o Brasil, o que é no mínimo duvidoso, já que seu nome não aparece na versão brasileira de tal obra. O Inglês Fluente Online mantém o discurso de estar fazendo uso das mais modernas ferramentas tecnológicas do mundo digital, só pelo fato do curso ser oferecido a distância. Fora disso, não disponibiliza para os alunos outros sites, ou sequer outros ambientes virtuais para que os alunos possam desenvolver suas habilidades. O curso adota uma postura "hermética" de revolucionário como se tivesse descoberto a solução para todos os problemas e dificuldades de aprendizagem, ignora os diferentes contextos em que a aprendizagem pode-se dar, não leva em consideração o público por faixa etária, tenta manter todos no mesmo espaço virtual, descaracterizando a cibercultura e realiza um verdadeiro brainwash em seus alunos.
O curso afirma já estar funcionando com uma experiência de 15 anos e que milhares de pessoas já aprenderam a falar inglês fluentemente através desse "método". É com essa linguagem simplista que infelizmente muitas pessoas se inscrevem em cursos como esse que "prometem o céu" através de fórmulas de sucesso.
Decidi analisar o site  http://www.inglesfluenteonline.com.br/ pois acredito que ele nos dá a oportunidade para refletirmos um pouco sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa e a atividade docente reduzidos a uma oferta de serviço, pura e simplesmente como um produto de mercado. Há um consenso geral da existência dos saberes epistemológicos na área da Linguística, da investigação científica e de toda a literatura sobre ensino de línguas acumulados ao longo dos anos; da importância de tudo isso e da responsabilidade social inerentes à educação formal e da construção de uma formação cidadã; já expressadas claramente em documentos vide LDB, nos PCNs entre outras legislações oficiais como a própria Constituição Brasileira. Por isso, vejo como grave, tratar o ensino de língua inglesa de forma mercantilizada, simplesmente como um produto a ser consumido através de um serviço. A livre iniciativa também presente na Constituição não pode funcionar como "brecha na lei" para atividades irresponsáveis no campo da educação.
Infelizmente, no Brasil, muitos que se intitulam empreendedores (leia-se aqui aventureiros) atuam livremente como se fossem profissionais da área de educação e faturam muito com suas atividades muito mais mercadológicas do que educacionais. Um problema sério em nosso país que se perpetua agora através do mundo virtual também.

 "Indiana Jober Jones"*- ao se identificar assim reforça o estereótipo de que inglês só se fala como norte-americano, visão territorializadora e colonialista altamente questionável em que Os Estados Unidos se configuram como única ou melhor referência de falante da língua. A imagem de Hollywood ou da Disneylandia são característicos de quem não tem formação na área educacional e acredita em fórmulas mirabolantes de ensino. Uma prática comum ainda mantida por muitas escolas de idiomas, em outras palavras ALIENAÇÃO PURA.

44 comentários:

  1. isso que vc esta dizendo é uma mentira, eu fiz o curso do Sr. Jober em 10 semanas e eu estou falando ingles fluente, hoje eu moro e trabalho na inglaterra graças á esse curso que mudou a minha vida, não importar se voce criticar ele, o método dele funciona, funciona pra mim, deve funcionar pra qualquer um

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de você ter aprendido não coloca o sr. Jober como alguém qualificado. Não é porque um amador extraiu um dente seu sem dor que vc pode qualificá-lo como dentista.
      Meus argumentos se pautam na legislação brasileira e na falta de seriedade com a educação no Brasil em sentido mais amplo e não como simples escada pra empregos e vida no exterior.
      Parabéns a vc por ter aprendido inglês, mas isso não tira a falta de responsabilidade das autoridades brasileiras de regular a educação como algo serio e não como um "negócio milagroso" vendido como fórmula mágica.
      Educar não é dar aula show nem fazer milagres.

      Excluir
    2. DIZ AÍ QUAL É O SEU MÉTODO. SEU FORMALISTA, ARCAICO QUE FALA COISAS SEM CONHECIMENTO DE CAUSA.

      Excluir
  2. olha nao fis esse curso mas voce condena ele por que , voce fes o curso dele para fala isso , acho que voce e um daqueles brasileiros sem noçao que fala mao dos outros sem saber nada , tipo pilantra que voce e que fala mau dos outros e nao sabe nada , e por isso que o brasil nao vai para frente , tenho um site de revenda de hospedagem e tive clientes com voce lixo de gente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia meu texto e comente com argumentos a altura e sem xingamentos. Eu tenho argumentos e vc? Onde estão os seus? Até agora só vejo opinião muito particular seu sustentação epistemológica alguma e uma ignorância tremenda acerca de questões linguisticas e/ou sobre ensino -aprendizagem de língua como lingua materna ou estrangeira.

      Excluir
    2. Paulo Cesar, aprenda a falar português, para então falar inglês... faça o mínimo, e não critique um profissional!

      Excluir
  3. Esta postagem é resultado de especialização em abordagens de ensino que mercantilizam a educação. Abordagens mercadológicas que influenciam e manipulam seus estudantes como se aprender lingua fosse apenas consumir um produto. Ninguém precisa concordar com meus argumentos, mas todos eles são embasados na legislação oficial brasileira acerca dos procedimentos legais de ensino-aprendizagem no Brasil, vide LDB, PCNs e toda a legislação vigente em nosso país. Charlatão sem formação sim que compara se a um personagem de cinema da industria americana. Aprender linguas é coisa séria e não simples passagem para emprego e viagem ao exterior. Tem que ser mais do que isso p refutar meus argumentos com xingamnetos. Sou profissional o Jober pelo visto não é.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, pelo artigo. Estava procurando na net comentários sobre esse 'curso de inglês' by Chuck Norris. Ao ler o site, reconheço que me bateu a sensação de alguém que está doido para 'pegar' o dinheiro e não quer dividir com mais ninguém (vide a parte dos professores particulares).

    Copia e mistura um 'bocado' de informações de outros autores. Inclusive o tal método revolucionário dito por ele pode ser encontrado no Curso Pismleur (esse sim, pelo menos publicou algo).

    Até mais. Vou passear um pouco pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Professor Jairo, já que minha resposta foi CENSURADA, peço a gentileza de retirar a minha foto e minha caricatura a quem o Senhor atribui a palavra charlatão (adj. e s.m. Vendedor ambulante de drogas que, nas praças públicas e nas feiras, apregoa ao povo a virtude de seus elixires. / Que pretende possuir certos segredos maravilhosos. / Que explora a credulidade pública. / Intrujão, impostor.) conversei com meus advogados e essa palavra não se aplica a mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foto retirada. ESTAMOS NA LUTA CONTRA A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.

      Excluir
    2. Como assim contra a mercantilização?
      Tem algum curso grátis por ai?

      Excluir
  6. Não vejo a necessidade do Prof Jairo se preocupar tanto com a metodologia do Prf Jober, o que interessa é que o aluno aprende. De que serve sistemas acadêmicos, quando não funcionam? no passado questionamos tanta coisa que hojé é constatado como verdade, quem sabe não seria este método do pro. Jober ideal? Temos que ter a mente aberta a novas possibilidades, e não bloquear quem tem iniciativas inteligentes, e pode-se ensinar sim, com shows.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Método ideal? É exatamente contra a ideia de métodos ideais que temos que lutar se quisermos de verdade mantermos nossas mentes abertas para outras possibilidades. É exatamente disso que eu estou falando. Não podemos nos fechar em métodos. Cada contexto pode e deve determinar diferentes abordagens. Ensinar não é descobrir fórmulas ou milagres, requer estudo e qualificação mínima sim na área de educação. Do contrário, ficareos reféns de aventureiros que tiram idéias da cachola e fazem sucesso na internet e ainda tem gnt que paga por isso. EDUCAÇÃO É COISA SÉRIA SIM. SHOW, NUNCA.

      Excluir
    2. Ooo caro colega!! qual é seu problema com este metedo, parece que você esta com inveja. qual o problema se uma pessoa que no caso Jaber chaves ter essa ideias e seguir em frente com esse projeto?? Se é para o bem das pessoas, se é para as pessoas aprenderem mais rápido. Eu espero que o Sr. Jaber tenha muito sucesso e espero que você Prof. Jairo inveja mata viu!!! Eu ainda não fiz o curso, mas com certeza farei, e depois falarei pra todo mundo do que é bom......

      Excluir
    3. Segundo estes pseudo intelectuais nada que não venha do mundo acadêmico tem valor. Não deviam porém estarem usando a internet, pois trata-se de um ambiente revolucionário mas que foi inventado na contramão da cultura vigente na época. Empreendedores como Bill Gates, Steve Jobs entre tantos colaboraram para a coletividade e para a ciência sem estas crenças limitantes, por isso são grandes referências.

      Excluir
  7. Caro Prof. Jairo, li atentamente o seu post e me convenci de que, no mínimo, há algo muito estranho nas promessas do Sr. Jober, haja vista que, se é verdade o que ele VENDE, onde estão os milhares de testemunhos sobre esse revolucionário(???) método. Pois tenho procurado na internet sobre eles e não tenho encontrado. Se há tantos bons resultados (milagrosos até), porque não se difundiu rapidamente, numa época em que tudo se torna 'viral' do dia para noite?

    ResponderExcluir
  8. Prof. Jairo. Não entendo dos métodos adequados para ensino de um outro idioma, mas fiz o curso de Inglês do Jober e atualmente estou me comunicando muito bem, ainda não estou fluente por falta de prática, mas já recebi diversas pessoas que falam inglês em minha empresa e falei com naturalidade e facilidade sobre diversos assuntos. Algumas pessoas podem ter mais dificuldade sim, mas acredito que quanto mais contato com outro idioma melhor, inclusive o método de ensino do Jober.

    ResponderExcluir
  9. Prezados Professor Jairo e leitor Antonio Aleixo.
    Primeiramente, quero cumprimentar o estimado Prof. Jairo por abrir espaço para discutirmos a “Metodologia de ensino aplicada por Jober Chaves”, e também por permitir aqui nesse espaço a nossa comunicação e visão de diferentes pontos de vista.
    Quero deixar claro que não conheço a metodologia citada no artigo, e que não faço parte de nenhuma corrente defensora ou acusadora do método em questão.
    Eu me deparei ao final da leitura, com a postagem do caro leitor Antonio Aleixo, a qual não posso deixar de dizer, me deixou “curioso” se é que posso descrever assim.

    Um pouco sobre a minha visão:
    Eu sempre fui cético e critico em relação a cursos de idioma online. (Embora isso seja um pré-conceito), pois, eu nunca cursei nenhum curso pago nessa modalidade, apenas vídeo aulas gratuitas no youtube que por sinal, me ajudaram bastante no que diz respeito ao aprendizado do idioma.
    Um pouco sobre mim:
    Sou Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.
    Atuo há quatro anos na área de Trade Marketing como Coordenador de Trade Marketing e sempre gostei do idioma inglês.
    Eu sempre quis falar inglês por uma questão de satisfação pessoal, a questão profissional veio um pouco mais tarde, porem, eu sempre me esbarrei em escolas ruins, professores ruins e outros empecilhos do dia-a-dia. Tive um excelente professor, porem devido ao preço dele não ser compatível com o que eu estava disposto a pagar, tive que abandonar as aulas...
    Além disso, as escolas hoje são verdadeiras “instituições financeiras” só visam o lucro e não se preocupam com os resultados. “Salvo exceções”..

    Debate sobre o método de ensino “Jober Chave”:
    O que me chamou a atenção foi o depoimento do Antonio Aleixo, que me parece ser uma pessoa integra e versada profissionalmente, que entende que hoje o mercado exige que saibamos o inglês não de uma forma “Excepcionalmente Fluente”, mas que possamos interagir com pessoas de outras nacionalidades através da conversação, troca de e-mails e telefonemas diários.
    E vejo que ele destaca que realmente o método funcionou com ele, e isso me faz querer entender se realmente isso é possível?
    Quero dizer, caso seja realmente um método tão rápido com resultados ainda que longe dos padrões ideais da fluência oral e escrita, serão resultado satisfatórios.

    Peço desculpas por me delongar tanto, e agradeço a oportunidade de participar no blog: http://englishufpamaraba.blogspot.com.br

    Um abraço aos amigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Charles. Estou "namorando" o curso do Prof. Jober a algum tempo e quero fazer 2 obervações. 1- realmente se eu juntar os anos nos 3 cursos de inglês que já me matriculei deve se somar ao menos uns 6 anos...e em recente viagem a China descobri que meu inglês é o famoso "my mother is on the table"; 2- estou decidido a fazer o curso com ele e o que mais me chamou a atenção foi quando ele fez uma analogia, no meu ver muito feliz, a uma criança; as crianças aprendem primeiramente a falar o idioma corrente dos pais e depois de alguns anos vão à escola refinar este aprendizado. Abraço a todos

      Excluir
  10. Sou professor de língua inglesa e concordo com o que foi dito pelo prof. Jairo. Essa mercantilização do ensino de língua estrangeira surge através de duas vulnerabilidades das pessoas, o desejo de aprender algo rápido e a crença de que existem fórmulas exatas, perfeitas para se aprender tudo. Adicionando-se a isso uma boa dose de marketing. Claro que podem existir seres extraordinários, que aprendem algo em uma velocidade bem acima da média, mas o que vejo nesse caso é muito mais a venda de um produto do que um compromisso sério com a aprendizagem do idioma. Até porque o próprio dono do projeto NÃO FALA INGLÊS FLUENTEMENTE, comete vários equívocos básicos no que se refere à conversação em inglês. Penso que os que não entendem, claro, são aprendizes e aprendizes normalmente não enxergam os erros, mas nós professores, que somos fluentes em inglês, percebemos claramente os erros, que são muitas vezes grosseiros. Para terminar, prometer fluência em uma língua extrangeira em 8 semanas é no mínimo irresponsabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você diz então Clayton é que uma pessoa que mora a 5 anos em Nova York e nunca frequentou uma escola não fala inglês fluente porque comete alguns erros.....ta bom viu! O seu comentário é de professor de inglês que "vestiu a carapuça" de ver os alunos se matricularem, desistirem do curso e etc, não deve ter uma taxa de nem 10% de conclusão do curso e dentre os 10% de conclusão não deva ter nem outros 10% de pessoas com inglês fluente. Abraço

      Excluir
  11. Para mim a conclusão é simples: compare resultados e defina qual o melhor método. Você também é capaz de ensinar inglês em 8 semanas. Porque o Jober é. Como sei? Sou aluna do curso. Já havia feito inúmeras tentativas com o Wizard, British And American e várias outras escolas particulares que só roubaram meu dinheiro e detonaram minha autoestima. Com a Universidade do Inglês estou aprendendo e adorando estudar. Compare resultados professor. Você ensina no mínimo no mesmo tempo????

    ResponderExcluir
  12. Realmente. Recentemente adquiri um "Livro Online" deste Sr. Jober e paguei 47,90 achando que iria aprender alguma coisa interessante. Mas adivinhe, o livro inteiro é de propaganda sobre a universidade dele e pra quem tiver interesse em fazer o curso que custa mais de R$ 8.500 á vista.

    Fiquei total decepcionado. acabei pagando pra assistir propaganda e quem deveria ser pago seria eu por perder meu precioso tempo assistindo ele falar da universidade de inglês dele. (vivendo e aprendendo . confiando e se fudendo)

    ResponderExcluir
  13. O senhor Jairo é fruto da má árvore da educação brasileira: formalista, estéril e arcaica e voltada para teorias esdrúxulas e nunca voltada para o resultado prático que é fazer os estudantes aprenderem . Uma educação que não ensina nada e isso podemos perceber pelos testes internacionais de educação nos quais o Brasil está sempre nas últimas colocações. O ensino no Brasil foi moldado para ser um agente da "revolução" gramscista, uma propaladora de ideologias falidas que há muito desapareceram na Europa. Se conhecemos o leão pela pata, conheço o demônio pelo rabo e as palavras "contra mercantilização da educação" mostra bem que tipo de ideologia o senhor Jairo abraça. Saiba o senhor Jairo, ele sabe, que a tão odiada "mercantilização" é que paga impostos que vão para os bolsos de, por exemplo, professores públicos que não ensinam nada e ainda reclamam da "mercantilização". Quantas pessoas aprenderam inglês estudando em escolas públicas no Brasil? Nenhuma. Percebo que seu texto é apenas fruto do seu ódio ao "capitalismo" e ódio a métodos de ensino que privilegiam o ensino puro e não o ensino de ideologias capengas e assassinas que ensinem a "ler o mundo" mesmo que seja em inglês. Ler com o olho esquerdo e escrever com a mão esquerda estou certo? O curso do senhor Jober pelo que pesquisei visa ensinar a pessoa a se comunicar em inglês, ou seja, ouvir e entender o idioma, conversar com quem fala inglês e não a fazer a pessoa conjugar verbos raros. Depois que a pessoa adquiri essa capacidade só depende dela se aprofundar no estudo da língua inglesa, isso se ela desejar fazer isso. O que vejo em você é inveja por alguém ter a coragem de propor algo que vocês, vanguardistas do atraso, consideram um sacrilégio: ensinar uma língua de forma prática e objetiva sem que os alunos passem séculos em um aprendizado estéril que apenas faz com que ele imagine ser incapaz de aprender e se deprima por se imaginar inapto a aprender.

    As crianças aprendem a falar inglês estudando gramática? Não, aprendem falando, ouvindo, repetindo palavras, sendo corrigidas quanto a pronúncia e conversando simples assim professor Jairo.

    O Brasil é um país onde os professores tem raiva dos alunos, não acreditam no potencial de aprendizado dos mesmos e agem de má fé. Aliás, a educação no Brasil seria milhões de vezes mais eficaz se todos tivessem acesso a bons professores, online, e não a esses rancorosos professores que não querem ensinar de verdade e sim despejar suas frustrações em sala de aula.

    ResponderExcluir
  14. O senhor Jairo é fruto da má árvore da educação brasileira: formalista, estéril e arcaica e voltada para teorias esdrúxulas e nunca voltada para o resultado prático que é fazer os estudantes aprenderem . Uma educação que não ensina nada e isso podemos perceber pelos testes internacionais de educação nos quais o Brasil está sempre nas últimas colocações. O ensino no Brasil foi moldado para ser um agente da "revolução" gramscista, uma propaladora de ideologias falidas que há muito desapareceram na Europa. Se conhecemos o leão pela pata, conheço o demônio pelo rabo e as palavras "contra mercantilização da educação" mostra bem que tipo de ideologia o senhor Jairo abraça. Saiba o senhor Jairo, ele sabe, que a tão odiada "mercantilização" é que paga impostos que vão para os bolsos de, por exemplo, professores públicos que não ensinam nada e ainda reclamam da "mercantilização". Quantas pessoas aprenderam inglês estudando em escolas públicas no Brasil? Nenhuma. Percebo que seu texto é apenas fruto do seu ódio ao "capitalismo" e ódio a métodos de ensino que privilegiam o ensino puro e não o ensino de ideologias capengas e assassinas que ensinem a "ler o mundo" mesmo que seja em inglês. Ler com o olho esquerdo e escrever com a mão esquerda estou certo? O curso do senhor Jober pelo que pesquisei visa ensinar a pessoa a se comunicar em inglês, ou seja, ouvir e entender o idioma, conversar com quem fala inglês e não a fazer a pessoa conjugar verbos raros. Depois que a pessoa adquire essa capacidade só depende dela se aprofundar no estudo da língua inglesa, isso se ela desejar fazer isso. O que vejo em você é inveja por alguém ter a coragem de propor algo que vocês, vanguardistas do atraso, consideram um sacrilégio: ensinar uma língua de forma prática e objetiva sem que os alunos passem séculos em um aprendizado estéril que apenas faz com que ele imagine ser incapaz de aprender e se deprima por se imaginar inapto a aprender.

    As crianças aprendem a falar inglês estudando gramática? Não, aprendem falando, ouvindo, repetindo palavras, sendo corrigidas quanto a pronúncia e conversando simples assim professor Jairo.

    O Brasil é um país onde os professores tem raiva dos alunos, não acreditam no potencial de aprendizado dos mesmos e agem de má fé. Aliás, a educação no Brasil seria milhões de vezes mais eficaz se todos tivessem acesso a bons professores, online, e não a esses rancorosos professores que não querem ensinar de verdade e sim despejar suas frustrações em sala de aula.

    ResponderExcluir
  15. Pra mim, a partir do momento em que o professor censura o direito de resposta de quem está a ser acusado, perde credibilidade e moral, uma vez que não entra em um debate direto. Falar, acusar, criticar é fácil. Quero ver debater.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo estes pseudo intelectuais nada que não venha do mundo acadêmico tem valor. Não deviam porém estarem usando a internet, pois trata-se de um ambiente revolucionário mas que foi inventado na contramão da cultura vigente na época. Empreendedores como Bill Gates, Steve Jobs entre tantos colaboraram para a coletividade e para a ciência sem estas crenças limitantes, por isso são grandes referências.

      Excluir
  16. Comprei um livro deste "curso"... me deram um acesse ao site contendo vídeos com propaganda do curso. Ou seja, nada de livro!!!!!!

    Me informaram que irão devolver o dinheiro.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. O tal empresário americano é, segundo o vídeo, "um dos maiores empresários americanos de todos os tempos". O Jober disse que estava desempregado, e o inglês mudou a vida dele. Ele desenvolveu esse método estando desempregado? Isso eu não sei. E ele diz também que conseguiu "sair de uma dívida de mais 1 milhão de reais".
    Ele mistura o curso de inglês com uma tal de "máquina de reprogramação mental". Ele deve ser um engenheiro mecânico :)

    ResponderExcluir
  19. Boa noite! Estou a procura de algo que facilite o aprendizado do inglês. Eu já fiz alguns cursos, porém sempre aprendia com uma certa dificuldade, sei que tudo que vamos aprender, devemos dedicar. Claro que, algumas pessoas são auto ditadas e aprendem com mais facilidades.

    Estive pesquisando sobre este curso do Prf. Jober e fiquei interessado, mais como sempre faço, pesquiso antes para saber se tem pessoas que comentaram sobre os resultados.

    Gostaria da ajuda de vocês para me dizer sobre este curso ou algum outro.

    Att;

    Denys Silva

    ResponderExcluir
  20. Estou aqui não como conhecedor do método do Prof. Jober, porém como consumidor que pagou por um curso e não teve ao menos o primeiro acesso ao curso! Paguei pelo curso a importância de R$ 1.490,00. Os telefones fixos que aparecem nas correspondências não atendem. Uma senhora que se diz gerente comercial, Carmen Fischer, após atender ao meu telefonema e saber da minha intenção de querer o meu dinheiro de volta, deixou de atender as minhas ligações! Estou sendo obrigado a ir prestar queixa em uma delegacia por estelionato e depois promover a ação de idenização e danos morais! Gostaria muito de ter acesso ao Prof. Jober, mas ninguém me informa o canal que possa contactá-lo.

    ResponderExcluir
  21. Estou aqui não como conhecedor do método do Prof. Jober, porém como consumidor que pagou por um curso e não teve ao menos o primeiro acesso ao curso! Paguei pelo curso a importância de R$ 1.490,00. Os telefones fixos que aparecem nas correspondências não atendem. Uma senhora que se diz gerente comercial, Carmen Fischer, após atender ao meu telefonema e saber da minha intenção de querer o meu dinheiro de volta, deixou de atender as minhas ligações! Estou sendo obrigado a ir prestar queixa em uma delegacia por estelionato e depois promover a ação de idenização e danos morais! Gostaria muito de ter acesso ao Prof. Jober, mas ninguém me informa o canal que possa contactá-lo.

    ResponderExcluir
  22. Estou aqui não como conhecedor do método do Prof. Jober, porém como consumidor que pagou por um curso e não teve ao menos o primeiro acesso ao curso! Paguei pelo curso a importância de R$ 1.490,00. Os telefones fixos que aparecem nas correspondências não atendem. Uma senhora que se diz gerente comercial, Carmen Fischer, após atender ao meu telefonema e saber da minha intenção de querer o meu dinheiro de volta, deixou de atender as minhas ligações! Estou sendo obrigado a ir prestar queixa em uma delegacia por estelionato e depois promover a ação de idenização e danos morais! Gostaria muito de ter acesso ao Prof. Jober, mas ninguém me informa o canal que possa contactá-lo.

    ResponderExcluir
  23. Desconheço as técnicas...mas se quiseres crescer e se diferenciar, preocupe se com sua vida, seja produtivo!!!

    ResponderExcluir
  24. Vá morar no exterior método mais rápido e famoso de se aprender( na raça) abraço a todos

    ResponderExcluir
  25. As vezes me questiono sobre aprender inglês, comecei a estudar inglês no Japão com professores nativos, em comparação aos japoneses meu desempenho foi bom, logo que cheguei no intermediário fiz um intercambio na Inglaterra, minha fluência é boa, e aqui eu continuo estudando inglês, pois o que eu quero é fazer o teste mais alto do Cambridge e ainda não cheguei lá e isso fazem uns 6 anos que eu estudo e 1 de estudo intenso com um curso focado na oralidade e outro na gramática, sendo esse segundo uma extensão de uma unviersidade que faz dela gratuíta,sempre fui muito interessado, assistia videos em inglês, converso, e leio em inglês sempre que podia e posso. Daí vejo esses cursos e fico pensando será que sou burro. Bom meu termometro é o teste do Cambridge sempre foi e sempre será. Pois várias multinacionais vão pedir o teste do Cambridge e Universidades podem aceitar mas normalmente pedem o EILTS ou TOELF. Se o curso é realmente bom, quem o fizer vai conseguir tirar pelo menos o segundo certificado do Cambridge e vai ter como comprovar que realmente aprendeu inglês. Uma vez que algumas pesquisas nessa area que eu li mostra que a acquisição da linguagem é um processo longo.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Aqui no Brasil o ensino e do tem das cavernas com métodos arcaicos, como exemplo tenho a minha filha que aprendeu inglês de forma autidata vendo filmes e escutando e traduzido musicas e hoje ler, escreve livros, dá aula em uma escola bilíngue e também aulas particulares para profissionais de conversação além certificação máxima no Toefel...sem pisar os pés em uma escola! Quem tem que determinar se tal metodo de ensino é bom é eficiente e quem aprende. O que serve pra mim pode não servir para outro. O trabalho q o Sr Jobes faz que eh o ensino da língua inglesa sem necessariamente ensinar gramática já a esta disseminado no mundo todo, mesmo no ensino de outras línguas a exemplo do Français Authentique e Italiano Automático e dos milhões de aplicativos disponíveis na playstore....não tem mais volta, as escolas de línguas tem que rever o seu métodos e deixar de prender os alunos durante a anos sem que ensinem o mesmo a falar a lingua que estuda. Me cito como outro exemplo, estudei 4 anos francês e no fim do curso mais gaguejava que falava, o meu francês desevolveu 1000% foi com leitura, e bate papo com nativos no facebook

    ResponderExcluir