domingo, 17 de junho de 2012

Quando psicopatas vão ao trabalho.

Você conhece um sociopata? Será que não? Olhe em volta, pois você pode estar convivendo com um deles. O título desta postagem é também a tradução do título do livro SNAKES IN SUITS, when psychopaths go to work disponível em (http://www.amazon.com/Snakes-Suits-When-Psychopaths-Work/dp/0060837721).
Pode parecer estranho, mas não é: eles são articulados e inteligentes, sedutores e convincentes; e é por essas características que eles encontram no meio profissional um ambiente perfeito para desenvolver suas práticas. Para as empresas, eles sempre serão a príncipio o funcionário ideal - líder nato, com fome de sucesso e prazer por alcançar metas e chegar ao topo. Entretanto, é no decorrer desse caminho que os SOCIOPATAS vão deixar um rastro de mentiras, atos desonestos, trapaças, fraldes e um prazer mórbido por todo tipo de ação de assédio e intimidação.
De acordo com especialistas (ver links abaixo) eles raramente vão cometer crimes violentos ou se tornar agressivos, seu prazer está na sutileza de suas ações "destilando seu veneno" com crueldade e esperteza. Eles são "escorregadios" pois como diz o ditado "batem e escondem a mão".
Mas não se iluda, eles são perigosos, pois seu prazer está em ver a desgraça alheia sem sentir remorso ou culpa pelos seus atos, eles em geral são incapazes de reconhecer seus erros, são manipuladores e mentem descaradamente; a indiferença é sua marca registrada. Geralmente, são sujeitos acima de qualquer suspeita com educação formal consolidada e por isso de uma reputação aparentemente idônea. O mais cruel de tudo isso é nós percebermos o quanto muito desse perfil se encaixa perfeitamente hoje em dia, no ambiente de trabalho, lugar que exige em geral das pessoas que elas sejam competitivas e lutem pelo sucesso a qualquer custo. Está assim pronto, o cenário perfeito para o sociopata.
Para as empresas, o problema é a longo prazo, pois os danos de sua presença vão surgindo com o tempo, muitos de seus colegas a esta altura já foram demitidos (por culpa de quem?!), afastados por questões de saúde ou em muitos casos estão trabalhando mas dentro de um "inferno astral" sem precedentes porque provavelmente, a esta altura, o sociopata já ocupa um cargo de gerência, chefia ou direção, lugar privilegiado em que suas ações podem ser perpetradas de forma mais contundente e sem muitos questionamentos, em geral, cooptando "parceiros" e mantendo-os cativos com troca de favores e uma relação de dependência, submissão e obediência.
A imagem de capa do livro mostrada aqui no post, expressa bem a sensação de quem convive com um sociopata no trabalho, se você não se cuidar pode ser fatal. É VIVER NÃO COM A CORDA, MAS COM UMA COBRA NO PESCOÇO.
Jairo Souza.

Para saber mais e alertar toda a comunidade acerca do problema, leia mais nos links abaixo:

http://thiagof.com/up/arquivos/SuperInteressante_MentesPsciopatas_BlogUtilidadePublica.pdf

http://www.trilhasdaimensidao.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=1630361

Um comentário:

  1. Esse assunto é mais sério do que possamos imaginar, a vida no trabalho hoje está muito competitiva e por muitos o comportamento do sociopata pode até ser visto como natural. Alerta para todos.

    ResponderExcluir